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Eletrônica para ECU
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O que é o treinamento Eletrônica para ECU (Central de Injeção Eletrônica)?

Como se trata de equipamento eletrônico, não é possível pretender repará-lo de maneira correta e profissional sem, antes, obter algum conhecimento de eletrônica. Os conhecimentos adquiridos serão suficientes para identificar o defeito, localizar o componente defeituoso, dessoldá-lo da placa eletrônica e ressoldar um novo.

Para quem se destina:


Por que estudar no Curso ADV?

O Curso ADV Informática é o centro de treinamento que há mais de 22 anos forma profissionais nos mais avançados segmentos de TI (Tecnologia da Informação), sendo assim, você terá todo suporte necessário para uma boa formação.

Como será ministrado?

Durante o treinamento será explanada a teoria necessária para que o aluno entenda o funcionamento e as técnicas de manutenção. Em seguida, os alunos irão aplicar, na prática, o que foi ensinado.

Caso seja necessário, as práticas serão repetidas a fim de reforçar o aprendizado e de preparar o aluno para o mercado de trabalho. Deste modo, o estudante estará apto a ingressar em uma empresa ou, também, trabalhar como autônomo.

Instrutor:

Nosso instrutor é formado em Engenharia Eletrônica e Elétrica pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, possui mais de 30 anos de experiência em manutenção de todo tipo de equipamento eletrônico, inclusive ECU.

Como está o mercado de trabalho?

Atualmente, todos os carros possuem estes equipamentos, ou seja, milhões de veículos que circulam diariamente estão propensos a apresentar alguma falha em seus módulos.

Por conseguinte, são poucos os profissionais capacitados a realizar o reparo e estes geralmente trabalham para as oficinas autorizadas que cobram valores exorbitantes pelo serviço.

Normalmente, um profissional capacitado que trabalha como autônomo se destaca e consegue auferir grandes rendimentos, haja vista a grande demanda.

Pré-requisito:

Para realizar este módulo, não há pré-requisito.

Carga horária:

20 horas.

OBSERVAÇÕES:

Lembrando que cada aluno receberá o material didático impresso.

As indústrias lançam, frequentemente, novos modelos de ECU's com novos componentes e novos esquemas. Se o aluno não tiver conhecimento de Eletrônica, ficará limitado ao reparo dos modelos existentes na época do seu curso.

Sendo assim, esta formação dará o conhecimento necessário para que o aluno possa desenvolver sozinho, sem a necessidade de fazer um novo curso para atualizações lançadas pela indústria.

Nesta situação, caso o aluno tenha conhecimento de ELETRÔNICA ou tenha realizado nosso treinamento de ESPECIALISTA EM MANUTENÇÃO DE NOTEBOOKS, poderá contratar apenas os demais treinamentos da formação ESPECIALISTA EM ECU.

Galeria de Fotos

Links Relacionados:

FORMAÇÃO CURSOS

ECU

  1. Manutenção de ECU e Introdução Mecânica
  2. Manutenção de Imobilizadores (Decode + Reset + EEPROM’s)

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  2. Manutenção de ECU e Introdução Mecânica
  3. Manutenção de Imobilizadores (Decode + Reset + EEPROM’s)
  4. Manutenção Avançada de BGA

Programa do curso Eletrônica para ECU

Neste módulo serão abordados os seguintes tópicos:
  • Introdução:
    • Montagem da bancada
    • Bancada de apoio
    • Estática
    • Aterramento
    • Ferramentas
    • Utilização de um sistema
  • Técnicas de dessoldagem:
    • Dessoldagem com estação de retrabalho (soprador)
    • Dessoldagem com solda salva chip
    • Utilização da fita kapton
    • Utilização de fita metálica
    • Utilização de malha dessoldadora
    • Utilização de sugador de solda
    • Utilização de pasta de solda
  • Técnicas de ressoldagem:
    • Ressoldagem com estação de retrabalho (soprador)
    • Ressoldagem com ferro de solda
  • Corrente alternada
  • Corrente contínua
  • Retificação:
    • Meia onda
    • Onda completa
    • Filtragem
    • Regulação e estabilização
  • Lei de Ohm:
    • Triângulo da Lei de Ohm
  • As Unidades da Lei de Ohm:
    • Voltagem (Tensão)
    • Resistência
    • Corrente
  • Potência:
    • Indutores e transformadores:
      • O conhecimento do funcionamento destes componentes ajudará a conhecer o funcionamento da bobina
    • Relés:
      • Sensores eletromagnéticos
      • Multímetros - Tipos e escalas
      • Usaremos o digital (mais adequado para iniciantes)
  • Prática de medições:
    • Resistores
    • Leitura e interpretação dos valores
    • Código de cores
    • Associação de resistores em série (Cálculo teórico e medição)
    • Associação de resistores em paralelo (Cálculo teórico e medição)
    • Capacitores eletrolíticos
    • Leitura e interpretação dos valores
    • Capacitores cerâmicos
    • Leitura e interpretação de valores
    • Associação de capacitores em série (Cálculo teórico e medição)
    • Associação de capacitores em paralelo (Cálculo teórico e medição)
    • Diodo retificador (teoria e prática)
    • LED
    • Fusível (teoria e prática)
    • Voltagem (Tensão) Alternada
    • Voltagem (Tensão) Contínua
    • Transistor (medição)
    • Mosfet (medição)
    • Sensores
    • Atuadores
    • Leitura e interpretação de esquemas
  • Medidor ESR:
    • O que é?
    • Prática de medição
  • Utilização do Osciloscópio:
    • Eixo horizontal (período)
    • Eixo Vertical (tensão)
    • Ajustes
    • Interpretação das imagens
    • Trigger
  • Data sheet (o que é e como utilizar):
    • Substituição de componentes por similares
  • Circuitos integrados (CI’s):
    • Tipos de CI’s:
      • Dedicados - muito comuns em ECU’s
      • Uso geral
  • Tipos de invólucros de CI’s:
    • DIL
    • Em linha
    • SMD
  • CI’s BGA
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